sexta-feira, 4 de março de 2011

POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES

ALVES, Fátima Aparecida Borges Alves[1]



A tecnologia da informação e comunicação revolucionou todas as áreas do conhecimento humano e certamente a sala de aula com computador e internet. O Programa UCA converge tudo isso com várias opções de mídias digitais da informação e da comunicação com um diferencial – mobilidade para acessar diariamente, se planejada pelo professor.

Por ocasião da primeira avaliação processual/trimestre de implantação do piloto desse Programa, na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, localizada no Distrito de Taquaruçu, Palmas, Tocantins, observou-se que alguns aspectos sobre a reorganização do espaço físico e pedagógico necessitam ser implementados.

Na adequação da infraestrutura física e de logística o Programa precisa repensar as estratégias. As unidades escolares que for implantar o Programa necessitam receber subsídios, considerando que a maioria dos municípios brasileiros passa por dificuldades financeiras. Estas ações podem ser financiáveis pelo Ministério da Educação (MEC) por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR) e/ou ampliação dos recursos do Programa Nacional Dinheiro Direto da Escola (PDDE). Esta mudança poderá reduzir a improvisação que só atrapalha o andamento do Programa podendo até comprometer o desempenho dos professores e dos educandos.

Nos aspectos pedagógicos observou-se que as turmas dos anos iniciais utilizam com maior frequência os laptops e as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental com menor freqüência. Uma das hipóteses dessa resistência pode ser o “tempo” de 45min.  em sala de aula. Sugere-se que a reorganização pedagógica para os anos finais seja repensada, principalmente na distribuição da carga horária por disciplina, com aulas geminadas para as turmas dos anos finais do ensino fundamental. Outra sugestão é a inclusão no currículo as habilidades e competências que podem ser aprimoradas com o uso das tecnologias no currículo Escolar.

Aplicamos um questionário via e-mail para os professores da escola mencionada anteriormente, 09 (nove) responderam. No item o que mudou na aprendizagem dos alunos com o uso do laptop em sala de aula   aproximadamente 77,78% dos professores disseram que elas despertam o interesse, criatividade e vontade de estudar nos educandos. 33,32% ressaltaram que ainda é muito cedo para avaliar mas acreditam que haverá mudanças significavas na aprendizagem dos educandos quando todos os requisitos estiverem funcionando adequadamente, principalmente a rede mundial de computadores.




[1] Professora e Supervisora Educacional da Rede Municipal de Ensino de Palmas, Tocantins,

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